logistica_empresarial

Logística Empresarial
Ronald H. Ballou

Este é um livro sobre a administração do fluxo de bens e serviços em organizações orientadas ou não para o lucro. A ênfase situa-se nos princípios e conceitos que servem como guias para a tomada de decisões. Cada seção oferece perspectivas, discernimento, compreensão e desenvolvimento de habilidades, enfocando Distribuição Física, Administração de Materiais, Nível de Serviço, Administração de Tráfego, Manuseio e Acondicionamento do Produto e Controles de Estoques, entre outros temas.

 

A Meta
Eliyahu M. Goldratt

Livro que trata da Teoria das Restrições (TOC – Theory of constraints), segunda a qual toda organização / processo tem, em um dado momento, pelo menos uma restrição (gargalo) que impacta negativamente no resultado esperado (meta). Escrito em forma de romance, esta obra trata dos princípios de funcinamento de uma indústria, questinonado o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível solucionar os problemas de empresas que estão com atrasos na produção e baixa receita. Com resultados alcançados na prática, o processo de melhoria contínua desenvolvido por Goldratt pode ser aplicado em outras organizações, como bancos, hospitais, seguradoras, e até no ambiente familiar. Nova edição revista e trazendo o texto ‘Minha Saga’, a história da vida de Eliyahu M. Goldratt.

 

logistica_empresarial

O Melhor de Peter Drucker
Peter Drucker

O foco principal do trabalho de Drucker, considerado o Papa da Administração, é o homem e seu desejo de sabedoria. Para o autor, o conhecimento humano é criativo, participativo e transformador. Esse conhecimento, que não apenas forma, mas transforma, constitui a grande riqueza a ser multiplicada para o acesso de um número cada vez maior de pessoas.

 

a_mentalidade_enxuta_nas_empresas

A Mentalidade Enxuta nas Empresas
James P. Womack / Daniel T. Jones

O livro descreve um sistema de negócios para o século XXI que suplanta o sistema de produção em massa da Ford, o sistema de controle financeiro de Sloan e o sistema estratégico de Welch e da GE. Baseia-se no modelo (enxuto) da Toyota, que associa excelência operacional com estratégias baseadas no valor para gerar crescimento contínuo em inúmeras condições econômicas.

logistica_empresarial

Logística empresarial
Kleber Fossati Figueiredo / Paulo Fernando Fleury / Peter Wanke

Esta obra traz textos sobre logística empresarial desenvolvidos pelo Centro de Estudos em Logística, do Instituto Coppead de Administração – CEL/Coppead, uma instituição resultada da parceria entre a universidade e empresas brasileiras de vanguarda. Sua criação, construída em base de pesquisa, consultoria e ensino, objetiva a disseminação de conhecimentos e desenvolvimento profissional de logística no país. Retrato da evolução da logística empresarial no Brasil, os textos são estruturados em tópicos que agrupam os principais aspectos do planejamento, execução e controle das operações logísticas.

 

Execução

Execução
Ram Charan / Larry Bossidy

Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações – os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência – não apenas formular uma ‘visão’, deixando a tarefa de torná-la realidade para os outros. Bossidy e Charan revelam a importância do total e profundo envolvimento em uma organização e explicam por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.

O verdadeiro Poder

O verdadeiro Poder
Vicente Falconi Campos

O Verdadeiro Poder é o grande legado do consultor e administrador Vicente Falconi Campos para as lideranças do nosso país. O livro relata, por meio de cases e exemplos onde o autor esteve diretamente envolvido, todas as questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. O texto esclarece, com grande didática, quais são os pontos de sucesso que estão por trás do crescimento saudável e do saneamento de grandes empresas e instituições governamentais. Em outras palavras, Vicente Falconi revela o que está por trás dos resultados alcançados. De fácil e agradável leitura, o livro relata as experiências do autor nos anos de 1997 a 2009, período em que atuou como conselheiro em empresas como a Ambev e Sadia, além da sua intensa atuação em projetos de gestão dos governos municipais, estaduais e federal, juntamente com a equipe de consultores da FALCONI Consultores de Resultado.

 

preciso_saber_se_estou_indo_bem

Preciso saber se estou Indo Bem
Richard Williams

Imagine como seria se, de repente, você passasse a ser totalmente ignorado em casa ou no trabalho – sem orientações, elogios ou críticas pelas coisas que faz. Qual seria seu grau de iniciativa? Como ficaria sua motivação com o passar do tempo? Sem uma avaliação clara como ponto de referência, as pessoas não conseguem ser produtivas e saber se estão no caminho certo. ‘Preciso saber se estou indo bem!’ ilustra a importância do feedback através de uma história simples, baseada em pessoas reais que o autor conheceu ao longo de sua carreira como professor e consultor. Durante uma série de palestras promovidas para os gerentes da empresa onde trabalha, o personagem Scott, que vem falhando como chefe e marido, reconhece o grande impacto que a falta de feedback exerce em sua carreira e em sua vida pessoal. Este livro apresenta os quatro tipos de feedback – positivo, corretivo, ofensivo e insignificante -, ensinando quando usar os dois primeiros e como evitar os outros.

liderando_com_metas_flexiveis

Liderando com Metas Flexíveis
Niels Pflaeging

Com base em longa experiência como consultor de grandes empresas, Niels Pflaeging discute práticas de gestão largamente adotadas pelas empresas e propõe novas e modernas soluções. Tema de grande interesse, inclui caso de 12 empresas internacionais, entre elas a brasileira Semco (Ricardo Semler).

 

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Ronald H. Ballou

Esta edição apresenta os aspectos operacionais, táticos e estratégicos da cadeia de suprimentos/logística empresarial. A obra traz os seguintes temas – logística empresarial/cadeia de suprimentos; estratégia e planejamento da logística/cadeia de suprimentos; o produto da cadeia de suprimentos/logística; logística/cadeia de suprimentos – serviço ao cliente; processamento de pedidos e sistemas de informação; fundamentos do transporte; decisão sobre transportes; necessidades de previsão da cadeia de suprimentos; decisões sobre política de estoques; decisões de compras de programação de dos suprimentos; o sistema de estocagem e manuseio; decisões de estocagem e manuseio; decisões de localização das instalações; o processo de planejamento da rede; organização da cadeia de suprimentos/logística; controle da cadeia de suprimentos/logística.

Estratégia Competitiva

Estratégia Competitiva
Michael Porter

‘Estratégia competitiva’ transformou a teoria, a prática e o ensino da estratégia em todo o mundo. A análise de Porter da indústria captura a complexidade da competição na indústria com base em cinco forças subjacentes. Ele introduz uma das mais importantes ferramentas competitivas já desenvolvidas – as três estratégias genéricas – custo mais baixo, diferenciação e foco, que estruturam a tarefa do posicionamento estratégico. O autor demonstra como a vantagem competitiva pode ser definida em termos de custo relativo e preços relativos, integrando-a, desse modo, diretamente à lucratividade. Além disso, ele apresenta uma nova perspectiva em relação a como o lucro é criado e dividido. As idéias apresentadas neste livro baseiam-se nos fundamentos subjacentes à competição, independente das especificidades relacionadas à forma como as empresas competem.

 

vantagem_competitiva

Vantagem Competitiva
Michael Porter

Neste livro, Porter mostra aos administradores e analistas como avaliar a posição competitiva de uma empresa e implementar as etapas de ação específicas necessárias para aprimorá-las. A escolha de um ambiente, o leque de atividades da empresa, produção, marketing são examinados em conjunto, fornecendo uma prática perspectiva para um meio empresarial cada vez mais competitivo.

voo_solo

Vôo Solo
William J. Bond

O autor, um expert na área de consultoria, ensina todas as ferramentas para você se tornar um grande consultor, ser reconhecido e obter sucesso dentro de sua área. Passando praticamente por todos os estágios, da montagem do escritório até o gerenciamento do negócio, ele fornece as informações necessárias para os que desejam se tornar consultores bem-sucedidos.

 

vantagem_competitiva

Manual de Consultoria Empresarial
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Dividido em seis capítulos, este livro busca tratar da evolução do negócio consultoria, da consolidação do profissional como consultor, dos diferentes tipos de consultoria, da contratação e administração dos serviços da consultoria pelas empresas-clientes, bem como da vocação, das características e da ética do consultor. A aplicação do conteúdo deste livro considera os dois lados interessados no assunto – de um lado, o consultor ou empresa de consultoria que realiza os serviços e, de outro lado, a empresa-cliente que contrata os serviços de consultoria. A partir dessa abordagem dupla, o autor procura colocar esses dois lados trabalhando conjuntamente em parceria profissional, visando à alavancagem dos resultados da empresa-cliente e à perpetuação do negócio do consultor.

o_mundo_e_plano

O Mundo é Plano
Thomas L. Friedman

‘O mundo é plano’ é uma análise da globalização e seus êxitos e opositores. Quando, daqui a vinte anos, os historiadores se debruçarem sobre a história do mundo e chegarem ao capítulo ‘ano 2000 a março de 2004’, que fatos destacarão como os mais importantes? Os ataques ao World Trade Center e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001 e a Guerra do Iraque? Ou a convergência de tecnologia e determinados acontecimentos que permitiu à Índia, China e tantos outros países ingressarem na cadeia global de fornecimento de serviços e produtos, deflagrando uma explosão de riqueza nas classes médias dos dois maiores países do mundo – e convertendo-os, assim, em grandes interessados no sucesso da globalização? Friedman explica como se deu o achatamento do mundo na aurora do século XXI; seu significado para países, empresas, comunidades e indivíduos; e como governos e sociedades podem e devem se adaptar.

 

o_ocio_criativo

O Ócio Criativo
Domenico de Masi

Domenico De Masi expôs suas idéias sobre a sociedade e o trabalho em diversos livros destinados aos amantes da Sociologia. Atento ao crescente interesse de um público mais amplo em seus conceitos e sua visão do futuro, De Masi elabora neste livro os temas da sociedade pós-industrial, do desenvolvimento sem emprego, da globalização, da criatividade e do tempo livre. Insatisfeito com o modelo social centrado na idolatria do trabalho, ele propõe um novo modelo baseado na simultaneidade entre trabalho, estudo e lazer, no qual os indivíduos são educados a privilegiar a satisfação de necessidades radicais, como a introspecção, a amizade, o amor, as atividades lúdicas e a convivência.

o_segredo

O Segredo
Ken Blanchard / Mark Miller

Do renomado autor de negócios Ken Blanchard e de Mark Miller, experiente executivo que já ocupou o cargo de líder em diversas empresas, este livro aborda um dos temas mais discutidos atualmente; a liderança servidora. De leitura fácil e esclarecedora, O segredo expõe as maiores dificuldades que um líder recém-contratado enfrenta no dia-a-dia.

 

auditoria_logistica

Auditoria Logística
Roux, Michel / Vieira, Darli Rodrigues

A auditoria logística analisa e efetua o controle do planejamento e da execução de operações logísticas. É uma forma eficaz de monitorar e garantir a entrega de pacotes de valor na realização de operações. Este livro propõe uma abordagem de fácil compreensão e uso da auditoria logística nas empresas de forma prática. Hoje, no Brasil, quando as empresas desejam analisar a pertinência de terceirizar ou internalizar suas operações, quando necessitam qualificar e avaliar seus fornecedores, quando negociam complexos processos de compras de importados ou quando simulam mudança de fluxos de informações e de materiais, a passagem por um processo de auditoria logística é inquestionável para garantir melhores resultados nas decisões empresariais. É uma obra essencial para cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Engenharia de Produção, sendo indicado para as disciplinas de Auditoria Logística, Auditoria da Qualidade, Estratégia e Gestão do Supply Chain, Logística de Suprimentos, Logística de Distribuição, Administração de Materiais e Administração de Produção e Operações. Além disso, é leitura obrigatória para profissionais das áreas de Logística & Supply Chain e Operações, bem como leitura complementar para a área de Projetos Industriais.

centros_de_distribuicao

Projeto de Centros de Distribuição
Roux, Michel / Vieira, Darli Rodrigues

Neste livro os autores estruturam uma abordagem que visa orientar o projeto das instalações e da organização de CDs, desenvolvendo um estudo das funções de estocagem necessárias às exigências empresariais e descrevendo as famílias de soluções disponíveis. Estruturado em oito partes e visando oferecer uma metodologia para avaliar e projetar os CDs, este livro pode ser indicado para todos envolvidos na gestão da cadeia de suprimentos.